Carol La Lach
Fotofrafia

Informes das Abelhas 

  • Abelhas da Colmeia

EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS

Updated: Jun 2, 2020

Quem trabalha com artesanato ou com vendas de produtos físicos de um modo geral, sabe que um dos principais desafios para quem tem uma preocupação ecológica é o de se chegar a uma embalagem sustentável. Vamos compartilhar aqui algumas dicas de como fazer a sua embalagem com materiais reciclados e sugerir algumas outras ideias para tornar o seu produto ainda mais interessante.

Tudo começa pela embalagem primária… Uma embalagem primária é aquela que contêm o produto propriamente dito, como é o caso de um cosmético ou de uma geléia. Para estes casos, a melhor opção é a embalagem de vidro, pois além de ser uma matéria-prima biodegradável e possuir uma capacidade infinita de reciclagem, ajuda a conservar o produto.


Secundárias e terciárias? Embalagens secundárias são aquelas que encobrem a embalagem primária. Quando for possível, pense sempre em uma forma de evitar esta segunda embalagem, pois muitas vezes, o produto além de receber embalagens primárias e secundárias, ainda são transportados em uma sacola. Além do mais, na maioria das vezes, esta embalagem quase sempre vai diretamente para o lixo. Lembre-se, em se tratando de sustentabilidade, menos é mais.


Materiais adequados Algumas materias-primas são muito utilizadas como embalagens secundárias em função do seu potencial de reciclagem. As mais usadas são:

– Papelão ondulado ou papel kraft ondulado; – Papel Kraft revestido, não branqueado. Com 80% de fibras de celulose virgem e madeira natural; – Papel Reciclado revestido. 100% papel cartão reciclado, revestido com uma fina camada de cualim e de fibra reciclada; – Palhas e fibras naturais;



Papel kraft para biscoitos.


Também é interessante saber que quanto mais natural o material, livre de resinas e vernizes, mais biodegradável ele é.


Quando não for possível a escolha de um papel reciclado, opte por fornecedores que trabalhem com fibras provenientes de plantações manejadas e certificadas.

Para quem trabalha com alimentos, hoje também é possível encontrar no mercado bandejas e copos descartáveis feitos com materiais biodegradáveis como amidos de mandioca, fibras de bambu e coco. Felizmente crescem as opções de fornecedores e a tendência é que cada vez mais se optem por estes materiais.


Talvez você não saiba mas papéis reciclados usam 64% a menos de energia, 50% a menos de água, são 74 % menos poluentes, além de pouparem 17 árvores, em comparação com papéis não reciclados.

As vezes, dependendo da embalagem, é preciso fazer um pouco mais de investimento no design, o que não descarta a possibilidade dele ser artesanal. Pensar na estética da embalagem sem dúvida é um fator muito interessante e impactante na hora da compra de um produto.  Também é importante dizer sua composição, seu potencial reciclável e forma de descarte correta. Tudo isso, ao final, só tende a agregar valor e a dar um charme a mais ao seu produto.

Para finalizar, que tal contar a história do seu produto ou embalagem em um blog? Como ele foi preparado, por quem, como chegou até o cliente. Você pode também incluir na sua embalagem uma pequena história de onde ele surgiu e como foi criado.


Post original: Site Matricaria

http://matricaria.com.br/empreendedorismo-feminino/embalagensecologicas/

15 views0 comments

Recent Posts

See All