Carol La Lach
Fotofrafia

Informes das Abelhas 

  • Abelhas da Colmeia

Mudança de pequenos hábitos para uma vida mais sustentável


No último dia 5 de junho foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada no ano de 1972, para que possamos buscar, entender e conscientizar sobre a importância do meio que vivemos e como é importante ter uma relação de cuidado com ele, ainda que nas pequenas coisas. Ao reutilizar por exemplo, você está ampliando a vida útil do produto, além de economizar na extração de matérias primas, também utiliza o máximo que o material pode te oferecer. Sejam hábitos de consumo ou descarte, é importante repensar qual é a utilidade do produto que você está adquirindo e como ele foi fabricado.

Hoje estamos vivendo numa época de mudanças na rotina pela nossa saúde, como uso de máscaras e distanciamento, mas há muito tempo existe uma urgência para uma renovação de hábitos em relação ao meio ambiente. Atitudes como reciclagem, reutilização e também simples substituições de pequenas coisas e atos no nosso dia-a-dia são ideias fáceis de pôr em prática.


Por que trocar copos descartáveis por reutilizáveis? Estima-se que, no Brasil, são consumidos, por volta de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos diariamente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE). Apesar de ser feito em material reciclável, uma porcentagem mínima realmente é reciclada em nosso país. Eles não são biodegradáveis, ou seja, não são decompostos pela natureza, o que faz com o que o seu tempo no meio ambiente seja de até 450 anos. O ideal é abandonar esse tipo de copo que polui e nos contamina por um de material resistente que seja utilizado por muitos meses, até anos.


Porque usar panos de cera em vez de plástico filme? Por ter componentes que o fazem ficar flexível e tão fino, ele se torna um tipo de plástico muito difícil de reciclar e, assim como muitos outros resíduos de plástico, vai parar em aterros sanitários demorando anos para se decompor e o pior, muitas vezes chegam nos oceanos, matando animais indefesos que confundem pedaços de plástico com comida.


Por que usar substituir escovas comuns de plástico por escovas de dentes de bambu? Uma escova convencional leva, em média, 500 anos para se decompor, mas uma feita de bambu, que é um material natural e ecológico, pode ser compostado e se decompõe em poucos meses sem agredir a natureza. E não há diferença na maneira e nem no tempo de uso.


Essas foram três mudanças facilmente adaptáveis para a sua vida, mas a partir daí é possível começar a analisar a quantidade e tipo de lixo produzido na sua casa e achar substituições viáveis e necessárias dentro da sua realidade.


Lucia do empreendimento Gaia Ecossustentável &

Marianne do empreendimento Sementes de Alecrim


* Imagem: Freepik


9 views0 comments

Recent Posts

See All

©2018-2021 Coletivo Colmeia de mulheres
 

  • Facebook
  • Instagram